O Carnaval Multicultural de Pernambuco conta com a presença feminina e o Pop Rock das Damas de Copa. A banda, formada por quatro adolescentes das cidades de Olinda e Carpina, é revelação no cenário musical do estado. Na programação do Carnaval de Olinda, as jovens se apresentam na segunda (16), a partir das 20h30, no Polo Guadalupe.
Ao mesclar o repertório autoral, com canções covers de nomes consagrados como Chico Science e Nação Zumbi, Claudia Leite, Tim Maia e Skank, a banda inova acrescentando Hits que já fazem parte do Ciclo Carnavalesco Pernambucano como Frevo Mulher (Zé Ramalho), Morena Tropicana (Alceu Valença), Leão do Norte (Lenine), Praieira (Chico Science) e Maracatu Atômico (Gilberto Gil). Uma característica marcante das Damas de Copas é que todas as meninas são responsáveis pelos vocais e instrumental do grupo, dinamizando as músicas.
“A intenção é dar um toque pop as canções carnavalescas e dar um toque carnavalesco as canções pop. Tivemos sorte neste início de carreira, o público pernambucano está nos acolhendo muito bem. É maravilhoso poder criar uma nova roupagem para as canções que gostamos, expor nosso próprio trabalho autoral e fazer o povo dançar. Alegria é a palavra neste carnaval 2015”, diz uma das vocalistas, Lohana Alves.
DAMAS DE COPAS – Formada, em 2012, por quatro adolescentes das cidades de Olinda e Carpina, a banda vem se apresentando em Saraus, Projetos de Movimentos Culturais, Abertura de Verão, Eventos de Empresas e Prévias carnavalescas, com apresentações significativas na grande Feira Nacional de Artesanato de Pernambuco, a FENAHALL no CHEVROLET HALL e no 3º FECHANDO ABRIL, onde foram recebidas com entusiasmo.
A direção Geral e cênica, fica a cargo da Atriz/Cantora e Produtora Carmen Alves, com atuação no cenário teatral e musical desde 1974. Os Arranjos têm a criação e coordenação da integrante Stephany Bormman, com contribuição do grupo. A banda não possui uma vocalista principal, o repertório é dividido entre todas as integrantes, que ora solam, ora são backings vocal. A intenção é que o trabalho não seja identificado por uma única voz, mas sim pela sua sonoridade.
Formação atual do Grupo: Stephany Bormman (Guitarra solo/Violão solo/Voz), Delly Alves (Guitarra base/violão base/Voz), Lohana Alves Almeida Silva (Baixo elétrico/Voz) e Thuane Gabriella da Silva Campos (Bateria/Voz), agregando-se ainda ao grupo para os shows deste ciclo a musicista Mayara Cristina nos teclados e 01 Percussionista, também femininas.
Neste carnaval já realizaram, no dia 1º de fevereiro, a prévia do bloco “Boi da Gréia” e agora estarão fazendo a folia no maior carnaval do mundo. Além de possuir características culturais de qualidade, a banda “DAMAS DE COPA” busca a difusão da música popular brasileira com muita seriedade e profissionalismo. É um trabalho que visa ampliar a inserção feminina no mercado musical, contribuí para a promoção da valorização e o fortalecimento individual das mulheres na sociedade através da música, exaltando assim a sua capacidade profissional.
SERVIÇO:
O quê: Show Damas de Copas
Quando: 16 de fevereiro, às 20h30
Onde: Polo Guadalupe, Olinda
Categoria: Livre
Fonte: Clara Albuquerque (assessoria de imprensa)