quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MAIS DE QUATRO MIL TONELADAS DE TERRA JÁ FORAM RETIRADAS DE BROTAS

Baixe Brotas.jpg (175,0 KB)


Baixe Brotas_.jpg (235,3 KB)

A ação de desassoreamento da barragem de Brotas, capitaneada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira e pelo Governo de Pernambuco, com o apoio de diversas Prefeituras do Pajeú, já contabiliza a retirada de 4.480 toneladas de terra.
A Prefeitura iniciou o desassoreamento no último dia 21 de Agosto. As atividades foram aceleradas com a chegada de mais máquinas, e o apoio decisivo das Secretarias Estaduais de Recursos Hídricos, e de Agricultura. Seis caminhões-caçamba, uma máquina PC e dois tratores de esteira estão trabalhando pesado para ampliar a capacidade de armazenamento da barragem. Desde o início, já foram retiradas mais de 400 caçambas de terra do leito seco de Brotas.
A Prefeitura alugou uma casa, próxima ao paredão da barragem, para hospedar os operadores das máquinas durante o período em que durar o serviço. A Secretaria de Assistência Social está oferecendo as refeições aos trabalhadores.
Até a próxima Sexta (06), com a chegada de mais uma máquina PC, a expectativa é de que sejam retiradas mais 300 caçambas de terra. Segundo o Prefeito José Patriota, a barragem nunca passou, em seus 36 anos de existência, por nenhuma reforma estrutural ou ação de desassoreamento. “Quero convidar toda a população de Afogados e do Pajeú para darmos um grande abraço em Brotas no próximo dia 22 de Setembro. Estamos programando uma série de atividades para o que estamos chamando de o dia ‘D’ de Brotas,” informou Patriota. O ex-Prefeito de Afogados e Gerente de Bacias Hidrográficas da Sec. de Recursos Hídricos, Totonho Valadares, esteve hoje em Brotas, acompanhando a ação, ao lado do empresário Alexandre Brito.
Histórico - A Barragem de Brotas foi inaugurada em 1977, pelo então Governador de Pernambuco, Eraldo Gueiros Leite. Com capacidade inicial para armazenar 25 milhões de metros cúbicos de água, Brotas conta hoje, por conta do assoreamento de suas margens, com capacidade de armazenamento reduzida para 19,6 milhões de metros cúbicos (Dados da APAC - Agência Pernambucana de Água e Clima). Abastecendo Afogados da Ingazeira e Tabira, a situação da barragem é desesperadora, com apenas 4% de água armazenada.

Com informações de Rodrigo Lima: Núcleo de Comunicação Social

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...