Nesse fim de semana os moradores das comunidades de Pau Ferro, Rajada, Nova Descoberta, Cristália, Atalho, Carretão, Baixa Alegre, Caruá e Uruás, localizadas na zona rural de Petrolina, ficaram apavorados com o registro de um tremor que atingiu 3.1 graus na Escala Richter. O acidente geográfico também foi sentido em São Bento e Caatinga Grande, zona rural de Dormentes, e no município de Afrânio.
O tremor foi registrado pelas estações de sismologia situadas em Sanharó e Cabaceiras do Paraguaçu-BA, instituições monitoradas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).
Tremores de terra não são comuns nos estados nordestinos, que está localizado no meio de uma placa tectônica, mas, segundo o Departamento de Geofísica da UFRN, pequenos abalos sísmicos podem acontecer porque a placa apresenta imperfeições. O Estado de Pernambuco, por exemplo, é cortado por uma falha geológica de 600 km de comprimento que se estende de Recife até Ouricuri. Batizada de Lineamento Pernambuco, a falha já causou tremores de terras em algumas cidades pernambucanas, como Bezerros e Caruaru.
Fonte/Blog do Alvinho patriota/Chico Gomes