quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Morre aos 97 anos o ex-veredor do Recife Liberato Costa Júnior

Com informações do Blog Magno Martins
Morreu na manhã desta quarta-feira (13),  em casa, o ex-vereador Liberato Costa Júnior, 97 anos, por falência múltipla dos orgãos, um dos políticos pernambucanos de vida pública mais longeva. Teve 10 mandatos na Câmara do Recife. Não reeleito, estava prestando consultoria à Câmara. 
Liberato nasceu em 11 de abril de 1918. Além de vereador, teve um mandato de deputado estadual e ocupou interinamente a Prefeitura do Recife.
Ao agradecer a homenagem que recebeu há dois anos, pela passagem dos 95 anos, Liberato falou do que mais gostava: história. Lembrou lutas libertárias do Recife, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador. Não esqueceu também de exaltar o Recife, cidade de quem sempre se declarou um amante.
Trajetória 
O velho ‘Liba’, como também era conhecido, por coincidência, estudou o primário na antiga Escola Normal onde hoje é a sede da Câmara Municipal, local que atuou durante 10 mandatos de vereador e foi em 2012 o parlamentar mais velho em exercício no Brasil.
Liberato ingressou na política pela União Democrática Nacional (UDN) e tentou o primeiro cargo em 1951, mas ficou na suplência e só nas eleições de 1955 foi que se elegeu vereador do Recife pela primeira vez. Posteriormente ele saiu do UDN e foi para o Partido Social Trabalhista (PST), até que veio o movimento militar e o presidente da época, Castelo Branco, mudou os partidos e Liberato fundou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Além de exercer a função de vereador por uma década na Casa José Mariano, o velho Liba foi prefeito do Recife, em 1963, pela vacância do chefe do executivo, Miguel Arraes, eleito governador e o vice Artur Lima Cavalcanti eleito a deputado federal. Liberato Costa Júnior era viúvo, nunca teve filhos e cumpriu o último mandato de vereador recifense até 31 de dezembro de 2012.

Considerado um peemedebista histórico, Liberato teve seu falecimento lamentado por diversos nomes da política local e nacional.


O governador Paulo Câmara disse: “Com a morte de Liberato, Pernambuco e, especialmente, o Recife perdem a memória viva da nossa política nas últimas sete décadas. Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava. Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita".

Para o deputado federal pelo PMDB de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, Liberato era um homem de espírito público, extremamente dedicado à política. “Lamento muito a morte de Liberato. Um homem dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Liberato estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós”, disse.
O Partido Socialista Brasileiro enviou uma nota de pesar sobre a morte do ex-vereador. “Liberato foi um defensor incansável do Recife e sua história. Sua análise precisa dos cenários políticos e experiência acumulada em 57 anos de vida pública o qualificaram como uma das vozes mais respeitadas da política em Pernambuco e um dos municipalistas mais tradicionais do Brasil”, afirmou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.
PPS também demonstrou a sua solidariedade aos familiares do ex-vereador. “Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem”.
O Senador pernambucano e líder do PT no Senado, Humberto Costa, classificou Liberato como um apaixonado pelo Recife. "O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade."
Segundo o presidente estadual do PSDB, deputado Antonio Moraes, Liberato "amou o Recife como poucos". "Liberato era uma legenda, principalmente da cidade do Recife", resume.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou a morte do ex-vereador e decretou luto oficial de três dias. "Foi com muito pesar que recebi a notícia da partida do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do "velho Liba" e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade", concluiu.
O velório do ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), que faleceu hoje, em sua residência, está acontecendo desde  as 17h desta quarta-feira, na Câmara dos Vereadores. O enterro será amanhã, às 10h, no Cemitério de Santo Amaro.
Fonte: Magno Martins

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...