sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Chuva de granizo surpreende população de Arcoverde na tarde desta sexta feira (29/01)

 
Fotos enviadas por nossos internautas de plantão
A população de Arcoverde foi surpreendida na tarde desta sexta feira (29), com uma forte chuva carregada de pedrinhas de granizo. 
Já acostumado a forte estiagem, a maior nos últimos 50 anos, quando uma nuvem se forma apontando de que chuva pode cair a qualquer momento, a alegria do povo  é geral. O que não se esperava é de que numa dessas boas surpresas a chuva traria essa pedrinhas, que para alguns é alegria, porém para outros preocupação. 

As informações que tivemos é de que em quase toda cidade foram encontrados pedacinhos de gelos. 

Na cidade da Pedra também se confirmou o fenômeno. 
Ainda  não sabemos se em outras épocas houve chuvas desse tipo, então já que isso agora é real na nossa terra, e também é imprevisível, o bom é se prevenir para evitar incidentes.

COMO SE PRECAVER:
As chuvas de granizo ocorrem principalmente nos períodos de verão e costumam acontecer de forma rápida e com curta duração. Normalmente são acompanhadas de tempestades elétricas, o que as torna ainda mais perigosas. O que fazer quando ocorre uma chuva de granizo?
1. Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis;
2. Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas;
3. Se não puder estacionar o veículo, diminua a velocidade e mantenha-se no meio da pista, evitando as laterais;
4. Estando em casa ou na empresa, se notar o risco de desabamento de telhados, saia do local e comunique a todos o risco;
5. Fique atento a ocorrência de trovoadas e evite estar sobre ou próximo a estruturas metálicas;
6. Se estiver dentro do equipamento, permaneça até o termino da queda de granizo e se houver algum papelão dentro do mesmo, use para forrar por dentro o para-brisa, evitando assim que em caso de quebra, os cacos possam vir a atingir-lhe;
7. Não esqueça que o granizo torna o piso muito mais escorregadio, redobre o cuidado ao se deslocar, seja a pé ou dentro de algum veículo ou equipamento. (Fonte: Segurança e Saúde Ocupacional)

COMO SE FORMAM:
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
 A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equado.
 "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas. (Fonte: Revista Escola)

Direto da Redação: Hozana Araújo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...