segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Forum de Acessibilidade arrecada 300 quilos de alimentos para serem doados no Natal de Coração

O Lions Clube de Arcoverde, a Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Reabilitação Mens Sana e o Coletivo de Fisioterapeutas de Arcoverde realizaram às 19h do dia 17 de novembro de 2015, no auditório da AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, o 1º FÓRUM DE ACESSIBILIDADE DE ARCOVERDE.

Participaram do Fórum a Exmª Prefeita Madalena Brito, Dra Andreia, Secretária de Saúde do município, Patrícia Padilha, Secretária de Ação Social, Tenente Coronel Sá, Comandante do 3º BPM, Warley Morais, Presidente do Lions Clube Arcoverde, Dra Liege Nogueira, Coordenadora do Mens Sana/Fundação Terra, entre outras. 
No público de mais de 300 pessoas estavam presentes cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, tradutores e intérpretes de LIBRAS, pessoa de baixa estatura, representantes de entidades de classe e órgãos públicos de Arcoverde e outras cidades, professores, alunos de cursos técnicos, secundaristas e universitários, e grande parte da população em geral.

O Fórum foi dividido em três palestras iniciando com o cadeirante Major com o tema: Acessibilidade, você sabe o que é isso? Em seguida a professora de mobilidade urbana e deficiente visual, Fátima Leal, abordou o tema: “Os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência”, e finalizando, os fisioterapeutas, Dr Thiago Pereira e o Dr Rubens Santos, fizeram uma apresentação do “Panorama geral da fisioterapia em Arcoverde”.
Aberta a participação ao público com o debate, as falas apoiaram as demandas discutidas e instigaram o poder público, representado pela prefeita Madalena Britto, a informar sobre o compromisso de Arcoverde com a acessibilidade. Assuntos como as dificuldades enfrentadas com o transporte coletivo, a falta de acessibilidade nas lojas do comércio, esportes adaptados, lazer, foram levantados pelos participantes diante dos palestrantes. 

Marcelino Carvalho analisa este 1º Fórum como uma grande vitória das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, assim como, o início de sensibilização por parte da população que se mostrou presente e mais comprometida com as políticas públicas. Disse ainda que tem muito para ser feito e que a prefeita Madalena Brito vem mantendo o compromisso com a acessibilidade, onde em sua gestão já foram construídas mais de 250 rampas na cidade, praças acessíveis, Cine Rio Branco acessível e reformas de postos de saúde e escolas de acordo com as normas de técnicas.
O Fórum arrecadou com as inscrições mais de 300 Kg de alimentos que serão doados para a “Campanha do Natal de Coração”.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...