Mais de cinco mil homens subirão de graduação e posto entre os meses de março e junho.
Em um grande esforço para atender aos anseios da tropa, o Governo de Pernambuco vai realizar a maior promoção da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Subirão de graduação e posto, 5.485 homens. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (09.02) pelos secretários de Administração, Milton Coelho, e de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante a 3ª rodada de negociação com representantes da categoria, realizada na SAD. Além disso, outro grande pleito da categoria também será atendido. Já a partir de março, o vale refeição será reajustado em 60%, subindo para R$ 246,40, e a Gratificação de Motorista terá um aumento de 82,52%, ficando em R$ 160.
O projeto de lei que irá tratar das promoções será enviado para a Assembleia Legislativa em regime de urgência, para que as mudanças das graduações de soldado para cabo ocorram de 10 de março a 21 de abril, e as de sargento de 16 de março até 30 de junho, em turmas divididas. Da Polícia Militar, 2.284 Soldados, com mais de 10 anos na corporação, e 1.346 Cabos com mais de 20 anos, farão curso de promoção para Cabo e Terceiro Sargento, respectivamente. Já no Corpo de Bombeiros, serão 415 para Cabo e 409 para Terceiro Sargento. A proposta foi baseada na pauta de reivindicações entregue pelos representantes da categoria, no último dia 21.
Com relação aos demais, as promoções serão imediatas na Polícia Militar, sendo 636 para Segundo Sargento; 176 para Primeiro Sargento e 42 para subtenente, totalizando 4.484. Já no Corpo de Bombeiros serão 103 para Segundo Sargento; 68 para Primeiro Sargento e seis para Subtenente, fechando em 1001.
“Nós fomos até onde era possível. Não teríamos a pretensão de resolver tudo neste prazo tão pequeno, mas essas propostas demonstram o empenho do Governo, apesar do ambiente econômico desfavorável, para atender a categoria e cumprir esta etapa”, ressaltou o secretário Milton Coelho. Inicialmente, a previsão era promover 3.791 policiais e bombeiros.
O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que este é um importante passo na solução dos problemas históricos enfrentados pela corporação. “Não é a solução para todos os anseios, mas é um gesto fundamental do Governo, deixando, inclusive, as portas abertas para o diálogo”, completou.
Fonte: Secretaria de Administração do Estado – SAD/PE