quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Audiência pública da saúde será realizada nesta quinta-feira (22) em Arcoverde - PE


O secretário estadual de saúde, Antônio Carlos Figueira, estará nesta quinta-feira (22), participando do segundo ciclo de audiência pública para divulgação do painel de Indicadores regionais do pacto pela saúde.

O evento contará com gestores municipais, políticos, conselheiros de saúde, sociedade civil organizada e população em geral, será realizado no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), localizada na Rua Gumercindo Cavalcante, n° 420, bairro de São Cristovão, a partir das 15h.

Criado em 2011, o Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão que acompanha e direciona as políticas públicas de saúde e tem como objetivo prioritário reduzir, em Pernambuco, os índices de mortes que podem ser evitadas por ações efetivas dos serviços de saúde. Para alcançar as metas, a SES acompanha, periodicamente, indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços do Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

 “O nosso retorno aos municípios é primordial para atingir uma dos principais objetivos do Pacto pela Saúde, que é o debate entre os entes federativos que compõem o Sistema Único de Saúde e a sociedade civil organizada. Analisando os indicadores de saúde, podemos planejar ações para melhorar os serviços de saúde de cada região”, explica o secretário Antônio Carlos Figueira

INDICADORES – Em todos os 13 municípios que compõem a VI Geres foram analisados dez indicadores de saúde que mostram o desempenho da rede de serviços. Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, até maio de 2013, os que mais preocupam são os de diabéticos e hipertensos cadastrados na atenção básica. Boa parte dos municípios possuem menos de 70% dos portadores dessas doenças cadastradas na atenção básica.

Por outro lado, o ponto positivo dos índices analisados pelo Pacto é a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, que é superior a 70% em quase todas as cidades da VI Geres. Além disso, todos os municípios estão enviando com regularidade as informações sobre mortalidade.

MUNICÍPIOS – Além de Arcoverde, município sede, a VI Gerência Regional de Saúde é formada pelas cidades de Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

Fonte/Arcoverde de Todos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...