Ônibus itinerante da Fundação Altino Ventura (FAV) está estacionado no pátio do Hospital Regional de Salgueiro para realização de cirurgias de pterígio e catarata. Equipe coordenada pelo cirurgião Wagner Lira, ficará em Salgueiro até o dia 4 de fevereiro para concluir as cirurgias de pessoas que começaram o tratamento ano passado em um dos olhos. A cirurgia será feita no outro olho.
Neste mesmo período a FAV também montará consultórios móveis nas cidades de Salgueiro, Terra Nova, Exu, São José do Belmonte, Belém de São Francisco, Serrita, Cedro, Moreilândia, Parnamirim, Verdejante, Mirandiba e Carnaubeira da Penha. O coletivo da FAV está localizado em Salgueiro na Rua Antonio de Alencar Sampaio, bairro Planalto, dentro do Hospital Regional Inácio de Sá.
- A gente tenta facilitar o acesso dos pacientes que precisam de cirurgia de catarata, porque se o ônibus cirúrgico não viesse para cá esse pacientes iam ter que se deslocar pra Recife pra poder se operar. Então a gente promove a facilidade de acesso – disse a nossa reportagem a enfermeira Joelma, ressaltando que os atendimentos são gratuitos.
- A Fundação Altino Ventura é uma empresa particular, mas ela faz parceria com o SUS. Então paciente não tem que pagar nada pela cirurgia, simplesmente ele faz o cadastro, é atendido na Fundação, a Fundação marca a cirurgia se for necessário e eles somente se preparam. Fazem os exames aqui no hospital (Regional de Salgueiro) mesmo e são encaminhados para a gente fazer a cirurgia, que é totalmente gratuita para o paciente – afirma Joelma.
com informações de Alvinho Patriota por Chico Gomes