Postado por Hozana Araújo - Repórter.com
Conforme matéria veiculada ontem na TV Asa Branca, filiada a Rede Globo, parceira do blog de Alvinho Patriota, o carvão estava sendo fabricado para abastecer uma siderúrgica do município. Como a empresa está desativada há algum tempo, o combustível sólido estava sendo comercializada para empresas de Minas Gerais.
“A população rural dessa região tem o costume de fornecer carvão para o consumo da siderúrgica local. Em função dela está paralisada, o mercado poli-siderúrgico de Minas Gerais está consumindo esse carvão aqui da região”, disse o Agente Ambiental Federal, Josenilton dos Santos, em entrevista para a emissora de Caruaru.
No decorrer da operação os agentes do Ibama encontraram vários pontos de queimadas e alguns fornos artesanais utilizados para a produção do carvão. Os responsáveis pela fabricação do carvão serão punidos com multa de R$ 300,00 por metro cúbico de estoque de carvão, mais multa de R$ 1 mil por hectare desmatado na região, sem a devida licença ambiental, além de responderem por crime administrativo no Ibama.
A Operação Mandacaru prossegue até esta terça-feira (19) em diversos municípios da região, principalmente no pólo gesseiro do Araripe.
Fonte/Blog do Alvinho Patriota