O Palácio do Planalto confirmou hoje que a presidente Dilma Rousseff não mais virá a Pernambuco na próxima segunda-feira, e sim na terça, em horário que ainda não está fechado. É para inaugurar com o governador Eduardo Campos a terceira etapa da Adutora de Pirapama, maior obra hídrica do Brasil em andamento.
O governador vai inaugurar nesta quinta-feira, às 14h30, a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), na Avenida Agamenon Magalhães, bairro do Espinheiro. A instituição foi concebida para financiar o micro, pequeno e médio empresário, produtores urbanos e rurais e ficará vinculada à Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.
Por meio da concessão planejada e direcionada de crédito, a Agência vai estimular a inovação, a modernização e o aumento da competitividade junto aos setores industrial, comercial e de serviços, e assim integrar o empresário pernambucano aos grandes investimentos nacionais e internacionais que aportam no Estado.
Além disso, segundo a assessoria do Palácio das Princesas, a instituição trabalhará no apoio à modernização e inovação empresarial; no desenvolvimento das cadeias e arranjos produtivos locais; e no estímulo à descentralização da geração de emprego e renda do Grande Recife. Os financiamentos da Agefepe são para capital de giro, investimento fixo e de microcrédito produtivo oferecido por meio de recursos próprios ou repasse de recursos de instituições financeiras nacionais e/ou internacionais.
A Agência irá, ainda, administrar fundos estaduais e municipais e financiar iniciativas para implantar, modernizar ou ampliar empreendimentos. As operações-piloto da Agefepe estão voltadas para as áreas de fardamentos e roupas profissionais; leite e derivados; turismo com ênfase no serviço de táxi; produção de alimentos para fornecimento a escolas, hotéis, restaurantes e outras empresas; e financiamento a microempresas e empresas de pequeno porte fornecedoras de bens e serviços às prefeituras.
Postado por: Hozana Araújo